DA SALA DE AULA À CÂMARA MUNICIPAL

Há muito tempo participo da defesa da cidade e da democracia, ao lado de pessoas que, como eu, acreditam que as conquistas sociais são frutos das lutas coletivas. O fazer coletivo é uma força transformadora e inspiradora.

Por trás desta candidatura, tem uma longa história de ativismo e dedicação às causas sociais, culturais, ambientais e das mulheres. Muitas vitórias e algumas derrotas, também. Mas sempre a história de uma luta bonita, corajosa, travada com empenho, que renova o espírito de Davi contra Golias: pequenos podem vencer!

 

Sendo professora, mestra e doutora em direito, coloquei minha formação jurídica à disposição da luta política em defesa das minorias, da democracia e contra o poder econômico que esmaga sonhos e oportunidades. Acredito que a formação dogmática e o olhar jurídico, aliados ao comprometimento ecossocialista, tenha feito diferença em muitas de nossas batalhas. A cidade se transformou em uma grande sala de aula.

 

E é por isso que acredito na importância e necessidade do nosso mandato, que vai ser marcado pela competência técnica, pela participação popular efetiva, pela coragem e pelo compromisso com a inclusão social, com a sustentabilidade, com a cultura, com a educação e com os direitos das mulheres.

 

Além do mais, a radical subrepresentatividade feminina nos espaços de poder precisa ser enfrentada como um problema grave, que deve ser superado através do voto e da eleição de uma candidata feminista. É preciso entender que a justiça de gênero não é mera pauta identitária: é pauta crucial para uma sociedade mais igual e inclusiva.

Em tempos de recrudescimento do pensamento fascista e autoritário em nosso país, o voto é um dos mais importantes instrumentos para restauração da nossa democracia. É necessário virar o jogo. E precisamos de representantes competentes, com preparo e coragem para os enfrentamentos que estão sendo travados. São tempos de luta. Não temos tempo de errar. 

 

E é por confiar na minha trajetória em defesa dos direitos humanos e da cidade até aqui, por ter plena convicção do trabalho que terei daqui para frente e de estar preparada para ele que apresento minha candidatura a vereadora do Recife, cidade onde moram os sonhos que temos por realizar e as batalhas que temos por enfrentar.

 

Junto com o Partido dos Trabalhadores, com seu voto, com seu apoio e confiança, vamos chegar à vereança e construir um mandato que nossa cidade precisa e do qual possamos nos orgulhar.

 

Recife, 27 de setembro de 2020.

 

Liana Cirne 

13100

LIANA