
A vereadora Liana Cirne, do PT, foi a autora do pedido encaminhado ao prefeito João Campos (PSB).
Um requerimento de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), solicitando a implementação da Política de Tarifa Zero no transporte público do Recife, foi aprovado na última segunda-feira (6), na Câmara Municipal. O documento trata-se de um pedido feito ao prefeito do Recife, João Campos (PSB).
“Outros 138 municípios brasileiros já colocaram em prática, de forma bem-sucedida, a tarifa zero. O Recife pode ser mais uma dessas cidades”, propôs a parlamentar.
Liana Cirne afirmou que, com a Tarifa Zero, o direito à cidade será ampliado para diversas pessoas que não têm condições de pagar o transporte público para realizar seus deslocamentos.
“A Tarifa Zero representa a democratização do acesso à cidade e também pode garantir uma mobilidade de mais qualidade”, destacou.
A vereadora assegurou que está em andamento, no Governo Federal, um estudo de viabilidade econômica para que a Tarifa Zero seja adotada em todos os municípios.
Liana lembrou ainda que, na legislatura anterior, a Câmara do Recife contava com uma Frente Parlamentar pela Renda Básica, e que os vereadores que a integravam visitaram o município de Maricá (RJ) para conhecer as experiências locais.
“Lá, a Tarifa Zero já foi implementada. Por causa da medida, o número de motocicletas no trânsito diminuiu, assim como o de acidentes. O lazer aumentou, e as vendas do comércio também cresceram”, afirmou.







