top of page
Liana Cirne realiza audiência pública sobre o Carnaval 2024 e reúne reivindicações de agremiações
IMG_2959.JPG

A vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), promoveu nesta sexta-feira, 15 de setembro, na Câmara do Recife, uma audiência pública sobre o Carnaval 2024. A parlamentar recebeu reivindicações das agremiações, blocos, grupos de samba, maracatus, artistas e outros segmentos. 

Durante o evento, Liana entregou um relatório que aponta melhorias para o Carnaval do Recife 2024 aos representantes da Prefeitura do Recife André Brasileiro, Secretário Executivo de Articulação, e Mário Jarbas, Gerente-geral de Ações Culturais da Fundação de Cultura do Recife. O documento é uma síntese das demandas que já foram apresentadas durante outras audiências públicas. 

“É com antecedência suficiente para a gente tirar daqui um plano de trabalho que marcará o Carnaval de 2024 como o mais democrático e participativo da história do Recife. E é para essa finalidade que a gente convocou a audiência pública. Vamos discutir e avaliar a eficácia das ações. Tiraremos uma Comissão Executiva de trabalho para construir um carnaval histórico, representativo e extremamente organizado e executado com a participação de quem faz a cultura”, disse Liana. 

A vereadora apontou que um dos desafios centrais que devem ser debatidos é a estrutura durante o Carnaval para os grupos culturais e a mobilidade urbana durante as festividades. 

Como encaminhamento, um grupo de trabalho será formado para dinamizar as propostas. A primeira reunião já marcada para o dia 27 de setembro, no auditório do 15º andar da Prefeitura do Recife. 

“Participei de muitas audiências públicas, e também antes de ser vereadora, mas eu considero que essa foi uma das melhores audiências públicas que a gente já fez: muito conclusiva e encaminhadora em relação ao nosso Carnaval. E isso é mérito de quem faz a nossa cultura e de quem faz o nosso Carnaval. Então, parabéns”, finalizou Liana Cirne.  

 

André Brasileiro citou demandas apresentadas na audiência e que irá levá-las para discussão na gestão municipal. 

 

“São essas escutas que vão construir democraticamente esse Carnaval. Vou levar para as nossas equipes que a decoração do Carnaval precisa abraçar os percursos e a iluminação de segurança precisa ser ampliada e fortalecida no Santo Antônio, São José e no percurso do Pátio de São Pedro”.

Mário Jarbas, da Fundação de Cultura do Recife, pontuou a publicação do edital do Carnaval mais cedo. 

 

“É preciso chamar o pessoal da engenharia e da arquitetura que é responsável pela contratação dos palcos para saber quais são as adaptações necessárias. Chamar também os grupos para saber os locais ideais para a gente poder fazer os desfiles. Estamos elaborando a publicação do edital do Carnaval com mais antecipação, esse ano. Queremos publicar ainda esse mês o edital de subvenção para que possa chegar o recurso com antecipação nas mãos das agremiações para que a gente não tenha a dificuldade que a gente enfrentou esse ano”.  

Também fizeram parte da mesa o presidente do bloco lírico O Bonde, Cid Cavalcanti, vice-presidente do sindicato dos músicos, Ernesto Praça, e Maestro Formiga.

botão 02-01.png
bottom of page